sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Sertões 2011

O maior rali da América Latina está apenas a uma semana de seu início, mas para os participantes já começou faz tempo. Ajustes nos carros, equipamentos e nos mapas são essenciais para um bom desempenho no Rally Internacional dos Sertões 2011.

Saindo de Goiânia e percorrendo a toda potência até Fortaleza, os participantes irão conhecer muitos locais nos 4.026 km da prova. Serão muitos dias de competição, então será necessário que os participantes estejam em sincronia com sua equipe e veículo.

Nos carros e caminhões do rali, o piloto possui o apoio fundamental dos navegadores, também conhecidos como co-pilotos. Eles são responsáveis por direcionar o piloto para o caminho correto, sem perder tempo. Os navegadores possuem equipamentos específicos para melhor desempenho. O livro de bordo que é recebido pela organização serve para indicar o percurso com desenhos e números. No entanto, os participantes ainda utilizam hodômetros mais precisos que os de carros normais, os quais servem para medir distâncias percorridas, seja total ou parcial, e o famoso GPS, que nunca pode faltar.


Aí você imagina: "E os pilotos de motos e quadriciclos?". Esses não possuem a facilidade dos outros, pelo fato de terem que pilotar o veículo e ainda olhar qual é o caminho correto a seguir. Então, são pilotos e navegadores ao mesmo tempo. Por isso que o preparo deve ser muito grande, para não perder tempo e conseguir o melhor desempenho.

Além desses fatores, ainda existem outros, como cansaço, falha de comunicação ou erro entre navegador-piloto, problemas mecânicos durante a prova, acidentes. Por isso o Rally Internacional dos Sertões é tão temido pelos participantes.

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