sexta-feira, 29 de abril de 2011

A pergunta que não cala

Todo mundo sabe que sempre houve e, provavelmente, sempre haverá troca de farpas para saber quem foi o melhor jogador de futebol do mundo: Maradona ou Pelé? Para brasileiros, claro que Pelé sempre será o melhor de todos os tempos. Já para nossos hermanos, Maradona está no topo da lista com louvor.

Apesar de terem jogado em épocas diferentes, ambos sempre se destacaram em todos os clubes que passaram e também em suas respectivas seleções. Mas agora com Messi sendo elevado ao patamar de ícone eterno, acima do próprio Dieguito, as coisas mudam. Em entrevista ao jornal Clarín, Maradona contorna a pergunta relacionada a quem foi melhor, Maradona ou Messi, dizendo que ele fez sua carreira e Lionel está lapidando a dele. Também comentou que o tempo dirá quem foi o melhor, mas que sempre uns gostarão mais de certo jogador que do outro.

Claro que sempre Maradona gosta de apimentar suas entrevistas, e dessa vez sobrou para Pelé. Chamado pelo argentino de Moreno, Pelé foi citado por ele ao dizer sobre como o brasileiro deve estar se sentindo com relação às atuações de Lionel, sendo mais um argentino no topo do mundo.

Uma coisa é fato, Pelé nunca precisou fazer uso de entorpecentes ilícitos em jogo de futebol, com milhares de pessoas assistindo. Confira o vídeo com cenas impactantes de Maradona e seu pó mágico.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Mais uma batalha foi travada nessa quarta feira entre Barcelona e Real Madrid. Dessa vez foi válida pela semifinal da Champions League. As equipes se enfrentarão novamente na próxima terça feira, no Camp Nou, em uma partida que promete de tudo. Porque essa já deu o que falar.

Arquibancada lotada para admirar os melhores times do mundo, pelo menos com as maiores estrelas e orçamentos. Tensão no ar, porque após a derrota na Copa do Rey e troca de farpas durante a semana, o Barça demonstrava estar com a garganta entalada com um grito de vitória. Já o Real, com uma tranquilidade no rosto duvidosa, acompanhado de seu mentor anotador Mourinho, até derrubou a taça de tanta euforia.

O jogo começou no Bernabéu, mas o primeiro tempo não teve nada de muito interessante, pois o Real se fechava de mais e atacava de menos, e o Barça atacava muito e finalizava pouco. Mas é ai que o jogo realmente começava no clima do clássico: na saída para o vestiário, o goleiro reserva do Barcelona Pinto é expulso após tomar as dores do companheiro Albiol que havia discutido com o meio campista Keita, do Real. Na volta do intervalo, os times pareciam ter trocado de papéis. O Real bem acordado preocupava bastante a zaga catalã até que o brasileiro naturalizado português Pepe resolveu tentar cometer um homicídio em Daniel Alves e foi expulso. Aí as anotações ininterruptas de Mourinho foram para o brejo. O técnico do Real foi expulso e ficou na arquibancada acompanhando o seu time. Messi que não é nada bobo se aproveitou dos espaços deixados pelo Real e marcou logo dois para liquidar a partida. O segundo foi realizado após um arranque digno de Lionel, passando na corrida pelos marcadores e chutando cruzado, como quase sempre. Enquanto isso, Mourinho continuava anotando em seu caderninho, mas nessa altura já devia ser palavra cruzada.
Assim o Real vai com tudo para o próximo jogo tentar dar o troco no arquirrival. Jogou em casa, local onde Mourinho não é muito de perder, e não deu certo. No Camp Nou, a arquibancada estará lotada de torcedores fanáticos do Barça esperando por um jogo show de bola, literalmente. Então, aguarde ansiosamente até terça feira, às 15h45 e desfrute desse momento que será inesquecível para muitas pessoas. Confira os gols da partida.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

No caminho certo

Apesar da difícil batalha que o Los Angeles Lakers tem travado com o New Orleans Hornets, o time liderado por Bryant e Gasol está um passo a frente. No entanto tem amanhã mais um jogo importante da série, agora na casa do adversário.

Kobe Bryant que se recupera de lesão não se poupou de jogar e foi até o fim com o time na vitória ontem sobre os Hornets por 106 x 90 no Staples Center. O jogo começou pior para o time da casa que viu o adversário passar à frente na primeira metade em 4 pontos. Mas os Lakers conseguiram reverter o placar antes de irem para o vestiário, terminando o segundo quarto em 54 x 51. Na volta do descanso, parece que os times continuaram no mesmo ritmo e o time da casa abriu mais 4 pontinhos na frente. Na última etapa do jogo, os Hornets cansaram e foram pressionados, tomando por 9 pontos no último período.
Desse modo a série segue 3 x 2 para os Lakers, que esperam passar e torcem para que o Dallas perca para o Portland. Assim poderiam descansar mais tempo para enfrentar o vencedor desse outro duelo e Kobe Bryant poderia tratar melhor de sua lesão no tornozelo.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Correndo no sacrifício

Primeira piloto a participar de corridas na Fórmula Indy, a brasileira Ana Beatriz Figueiredo irá competir na etapa de São Paulo fora de sua melhor forma física. Isso porque teve que se submeter a uma cirurgia na mão para colocar um pino após acidente na etapa de San Pittsburg, EUA.

Não contente em somente se recuperar e fazer fisioterapia, Bia Figueiredo resolveu correr na prova de Long Beach, no dia 17 de abril, sentiu muitas dores e terminou somente na 19ª posição. A primeira mulher na Indy comentou ao site Terra que quase abandonou a corrida por conta de dores. Disse também que por conta das zebras existentes que o carro deve passar para aproveitar mais o traçado, os tremores aumentavam a dor e no fim teve que deixar de passar nesses locais ao longo da pista. Então agora vem ao Brasil para se sacrificar mais uma vez, mostrando a vontade e paixão pelo esporte que pratica. Isso deveria servir de exemplo para muitos atletas de outras modalidades que só estão lá pelo dinheiro.

A etapa de São Paulo ocorre dia 1 de maio e contará com a presença dos representantes brasileiros, como Bia, que participará com uma proteção de carbono na mão por obrigação da comissão organizadora da Indy. Resta agora torcer para que ela consiga correr normalmente, para mostrar a torcida de seu país como a superação fala mais alto.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Fim de Etapa

Chega ao fim a 50ª edição da etapa de Bells Beach pelo ASP Tour de surfe. Dessa vez quem levou a melhor foi o anfitrião Joel Parkinson, ao derrotar seu compatriota Mick Fanning. Nada melhor do que decidir o título com alguém do mesmo país e em uma comemoração especial do evento.

Parko, como é chamado pelos amigos e imprensa da área, manteve um bom desempenho em todas as fases da etapa. E não foi diferente nessa final, pois conseguiu até a única nota 10 da competição no final da bateria. Fanning também mandou bem, mas não resistiu à inspiração de Parkinson. Com a praia totalmente lotada, ele saiu muito contente dizendo que estava feliz por vencer nessa edição comemorativa de 50 anos de Bells Beach e também porque nunca tinha visto as ondas quebrarem daquela maneira em Bells nas competições.

Mas também tem brasileiro mostrando o seu talento na Austrália. O nosso Adriano Mineirinho derrotou o grandioso deca-campeão Kelly Slater, ficou em terceiro na etapa e ainda tirou elogios do mito. Em entrevista, Slater disse que Adriano tem potencial para estar no Top 5 do circuito, que o brasileiro é muito guerreiro por nunca desistir das baterias e também que desde sua entrada no Tour, é um competidor difícil de ser batido.
Com a próxima etapa sendo realizada no Brasil, os gringos que se preparem, pois aqui os brazucas conhecem com a sola dos pés. A etapa ocorre entre os dias 11 e 22 de maio, no Rio de Janeiro, com a segunda melhor premiação, US$500.000,00. Os atletas vão comer areia pelo prêmio.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Vai Brasil


Está em andamento a segunda etapa do World Tour Race de surfe, em Bells Beach na Austrália, o Rip Curl Pro. Para animar os brasileiros, dois de nossos representantes ainda permanecem firmes e fortes na etapa. É o caso de Adriano Mineirinho e Jadson André. A sensação da primeira etapa, Alejo Muniz, acabou ficando para trás.

Foi em uma bateria muito especial que Alejo deu tchau a etapa e Jadson André prosseguiu rumo ao título. Isso porque foi um confronto total brasileiro, entre os dois amigos, que competem desde as categorias amadoras. Mas Alejo caiu em momentos inoportunos, enquanto Jadson pegava qualquer marola que passasse por ele para somar pontos. E não é que funcionou? Conseguiu superar seu compatriota e agora enfrenta ninguém menos que Mick Fanning e Michel Bourez em fase que ninguém sai triste, porque não há eliminação. Outro atleta brasileiro, Heitor Alves, acabou perdendo para uma prata da casa, Bede Durbidge.

Os integrantes da etapa que ainda restam vivos na luta pelo título da etapa voltam provavelmente na manhã de sábado, quando haverá chamada para reinício da competição. Em caso de mar flat (sem ondas), é adiado mais uma vez o início. Confira o vídeo com a bateria entre brazucas em Bells Beach.
Alejo x Jadson

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Agora que começa

O campeonato paulista chega à sua fase decisiva e os classificados terão que mostrar o porquê de estar lá. Os times devem mostrar o potencial nesse momento mais importante, a final, é agora que vale o título.

O São Paulo aproveitou o deslize do Palmeiras na última rodada e assegurou a liderança com um empate. O Corinthians venceu e garantiu a 3ª colocação. E o Santos, apesar da vitória fácil, acabou em 4° lugar. A Ponte Preta ganhou do 2° colocado Palmeiras e terminou em 5°, logo a frente do Oeste que empatou com o tricolor paulista. Nas últimas colocações das quartas de final estão Mirassol e Portuguesa, em 7° e 8°, respectivamente.

Nas quartas e semis, as partidas serão realizadas em jogo único, forçando os times a darem o máximo que possuem em 90 minutos. Qualquer erro poderá ser crucial para a classificação. Segue abaixo os confrontos das quartas de final.

São Paulo x Portuguesa (Morumbi)
Palmeiras x Mirassol (Pacaembu/Arena Barueri)
Corinthians x Oeste (Pacaembu)
Santos x Ponte Preta (Vila Belmiro)

Agora cabe aos grandes fazerem o seu papel e vencer os duelos, pelo fato de possuírem muito mais requisitos financeiros e estruturais que os outros classificados. No entanto, nesses momentos, a força de vontade e de querer mostrar seu futebol para o Brasil, faz dos "pequenos" virarem grandes problemas para os times de berço de ouro.

sábado, 16 de abril de 2011

Tamanho não é documento

Quando se fala em importância do tamanho ocorre grande polêmica, mas se for em relação às mini motos, realmente não tem discriminação alguma. Essas mini máquinas superam as expectativas e atraem até os adultos, que voltam a infância. Na Europa, Estados Unidos e outros locais, existem campeonatos com pessoas de todas idades.

As mini motos são feitas com motores de 2 tempos com 50 cilindradas normalmente, freios a disco, rodas de liga leve e outros artefatos impressionantes. Para quem vê, acha que se trata da motovelocidade, com as grandes e potentes motos. No entanto, são as pequenas e ariscas mini motos. Podem chegar a mais de 50 km/h e possui em média apenas 20kg. O preço que é em média de R$1.500,00 não é alto se for analisado pela qualidade, mas no quesito dor de cabeça pode ser considerado elevado, uma vez que problemas aparecem com certa frequência.

Quando você assiste algum adulto na moto acha que ela nem sairá do lugar e que parece um sapo flutuante. Contudo, quando subir e sentir na pele que ela te puxa tranquilamente, voltará a ser criança e não vai querer largar o brinquedo por algum tempo.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Câmera para Esportes

Filmar esportes é algo que cresce a cada dia na mídia. Com edições e reportagens diferenciadas, o esporte vai evoluindo cada vez mais na qualidade de suas imagens. E com a câmera GoPro Hero fica muito mais fácil de se expressar isso.
Segundo o próprio site da GoPro, própria para esportes, a câmera que filma em alta definição (HD) proporciona ao espectador uma sensação muito mais próxima do que o praticante está sentindo do que as outras câmeras comuns. Isso pelo fato dela possuir diferentes adaptações que possibilitam sentir o que o esportista enfrenta na "hora H". Com uma caixa estanque, que impede a entrada de água, ventosas que se prendem em locais fixos, suportes para capacetes, bases que se prendem em pranchas de surfe, skate e qualquer plataforma reta, são algumas das diferenciações da GoPro para outras câmeras.

E pra você que ainda deseja filmar alguém praticando alguma atividade, ainda existe o acessório de LCD que permite a visualização em tempo real do que ocorre e também rever o que já foi gravado. Isso pelo motivo da câmera não possuir lente para visualizar o momento das filmagens ou fotografias, o que tem sido alvo de críticas. Mas agora não existem mais impecilhos na utilização dessa máquina literal, simples, pequena e eficaz.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

US$10 milhões em prêmios

Como se já não bastasse as grandes premiações existentes no golfe, agora eles se superaram. Em torneio que será realizado pela primeira vez na África do Sul, as premiações chegarão a 10 milhões de dólares.

Segundo o portal brasileiro de golfe, depois da vitória do sul-africano Charl Schwartzel no Masters de Golfe, o circuito profissional da África do Sul se valorizou muito, o chamado de Sunshine Tour. Agora foi anunciado que terá um torneio na região sul-africana válido pelo World Golf Champonship (WGC) e firmado pela federação internacional de PGA tour.

Será o segundo país a possuir torneios oficiais da federação fora dos Estados Unidos, pois o único outro é a China, com o HSBC Championship. No momento existem 4 torneios no WGC, que oferecem US$7,5 milhões em prêmios.

Mas os atletas deverão esperar até dezembro de 2012 para tentar levar para casa essa bolada, pelo fato de somente nessa época o torneio entrar no circuito mundial. O único problema é que nesse período tem também o Chevron Challenge, torneio de ninguém menos que Tiger Woods. Daí cabe aos jogadores escolherem entre muitos milhões ou prestigiar o amigo.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Nova regra

Após o curioso caso de Caster Semenya, a Confederação Internacional de Atletismo (Iaaf) publicou nesta terça-feira que criou uma nova regra para que mulheres com hiperandrogenismo possam participar de provas oficiais.

O site da Iaaf cita que o hiperandrogenismo nada mais é do que uma produção em excesso do hormônio masculino testosterona em mulheres. Então a regra prevê que as competidoras aptas a participar das competições nas modalidades femininas deverão possuir essa concentração de hormônio dentro dos padrões masculinos ou abaixo, porque desse modo ela ainda possui resistência ao hormônio e não obtém vantagem competitiva perante as outras participantes.

Serão realizados testes nas mulheres que apresentarem esse distúrbio hormonal e avaliadas por especialistas internacionais em saúde. Quando necessário, médicos farão parte do procedimento em um dos seis locais regulamentados pela Iaaf em todo o mundo. Sempre deixando estritamente confidencial o resultado obtido das atletas, de modo a preservar a imagem delas.

Espera se que agora diminua o preconceito com essas atletas dentro dos padrões, pois elas não se beneficiam e não são inferiores a outras competidoras.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Pinheiros campeão do Pan de Handebol

Em disputa do título do II Panamericano de Handebol, a final foi realizada entre o E.C Pinheiros e o time de Londrina, Unopar. Mas quem levou a melhor foi o clube paulista. Pelo placar de 33x22, o título foi para São Paulo e também uma vaga no Mundial no Qatar, em maio.

A equipe de Londrina parou nas grandes defesas do goleiro Maik do Pinheiros e não conseguiu superar o adversário que tinha boas conclusões. A equipe de londrinense já havia sido campeã do torneio em 2009, mas dessa vez não suportou a superioridade do Pinheiros. Com a defesa e o ataque do time paulista bem organizados, não tinha chance de vencer. E com erros importantes do Unopar no ataque, aí não há santo que ajude.

É a segunda vez que uma equipe brasileira vence o Pan, ironicamente a Unopar foi a primeira. Agora, o E.C Pinheiros se prepara para competir a partir do dia 14 de maio no Super Globe, no Qatar. Eles lá passando calor e jogando, e nós aqui torcendo pelo Brasil levar mais um título para casa.

sábado, 9 de abril de 2011

Cielo derrotado por brasileiro

Em andamento nos Estados Unidos, o Gran Prix de Michigan tem atraído a atenção de muitas pessoas por contar com grandes estrelas da natação. Entre elas, o americano Michael Phelps e o brasileiro Cesar Cielo. No entanto, quem roubou a cena hoje foi outro brasileiro, de apenas 20 anos.

De acordo com o site globoesporte.com, ontem Cielo e Thiago Pereira haviam derrotado o grandíssimo Phelps nas eliminatórias dos 100m borboleta. Cielo ficou em segundo e Pereira em sétimo. No entanto, o nadador mais famoso do Brasil desistiu da final para se concentrar na prova eliminatória de sua especialidade, os 50m livres, que realizou hoje pela manhã. Porém, a porém, foi surpreendido por um outro brazuca, Bruno Fratus. Com o tempo de 22s52, o jovem terminou em primeiro, contra os 22s64 de Cielo.

Contudo, na final é que veremos quem é quem. Isso porque Cielo pode ter se reservado para dar o real máximo na disputa pelo ouro. O mesmo que pode ter ocorrido com o mito Phelps no 100m borboleta.  Agora é aguardar as cenas dos próximos capítulos para ver o que era verdade realmente.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Goalball

Um esporte sensacional e pouco divulgado pelos meios de comunicação é o Goalball. Trata se de uma modalidade paraolímpica, que é direcionada especificamente para deficientes visuais. E o Brasil está no Mundial da IBSA, realizado na Turquia, para tentar vaga nas Paraolimpíadas de Londres 2012.

O esporte é realizado em uma quadra de mesma dimensão do vôlei, com 9 metros de largura por 18 metros de comprimento. São três jogadores em cada time, sendo mais três de reserva. O objetivo é marcar gols na equipe adversária. A meta possui a largura da quadra (9 metros) e a altura de 1,2 metros. Todos os jogadores são defensores (goleiros) e atacantes. Eles se posicionam sentados ou deitados para defender e se levantam para lançar a bola ao outro lado. A bola deve ser arremessada rasteira, pois com o contato no chão, o adversário poderá ouvir os guizos existentes na bola e tentar defender. As linhas da quadra são em relevo para que os atletas possam se situar na quadra.

Segundo o site do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), infelizmente, após o Brasil iniciar com vitórias no Mundial, na quinta feira, as equipes de ambos os gêneros perderam, se complicaram na competição e também para conseguir a almejada vaga nos jogos Paraolímpicos de 2012. A equipe masculina havia levado a melhor contra a Bélgica, mas no jogo de ontem contra a Finlândia, com a expulsão de Tiago no início da partida, levou a pior e perdeu por 13x3. Já as meninas, após passarem fácil pela Grécia, não suportaram a potência das russas e perderam por 4x1. Assim, as equipes brasileiras devem não só ganhar no próximo jogo, mas também golear seus adversários para seguirem vivos na competição e na luta pela vaga em Londres. Os jogos ocorrem hoje com a equipe masculina em confronto com a Bulgária e a feminina enfrentando as anfitriãs.

Que o Brasil junte forças para vencer hoje, e aí quem sabe assim a mídia possa dar mais valor a esse esporte importante e pouco valorizado.
Jogo em silêncio para se ouvir os guizos

quarta-feira, 6 de abril de 2011

De BBB à Campeão Mundial

Fernando Fernandes talvez seja lembrado por alguns como participante do reality show Big Brother Brasil, mas foi na canoagem que superou as expectativas de todos.


Em julho de 2009, sofreu acidente de carro em São Paulo que o deixou com uma tetraplegia parcial, da cintura para baixo. Então, começou a praticar a canoagem e, em apenas 8 meses, se tornou campeão da modalidade. De acordo com entrevista feita para o site Terra, Fernando sempre foi um assíduo praticante de esportes, que viu na canoagem uma liberdade e certa igualdade. Isso porque quando está remando, pessoas não deficientes ficam ao seu lado de igual para igual.

Começou a treinar forte para se tornar um atleta deficiente profissional. Então, com a conquista do título mundial na Polônia, se tornou referência na modalidade por sua rápida ascensão física e técnica. Ele participa da modalidade K1, na qual são lesados iguais a ele, numa remada de 200 metros. O atleta prodígio faz o tempo atualmente em 45s, apenas 10s abaixo dos atletas olímpicos. Mas sua ambição é de chegar a 7 segundos. Ainda criou um novo modelo de caiaque que desliza melhor na água e diminui seu tempo.

Fernando viu sua modalidade entrar para os Jogos Paraolímpicos, talvez com ajuda de seu retrospecto impressionante. Agora ele tenta se classificar para os jogos de 2016, feito que provavelmente seja concretizado por conta de seu potencial.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Water Jump

Foi em Barcelona que mais uma vez o ser humano inovou para poder chamar a atenção. No porto da cidade, foi realizado o evento BCN Squares Freestyle de Esqui e Snowboard, mediado pela Square Kellogs. Porém, a questão central foi a rivalidade do futebol. Com dois atletas participantes representando os maiores da Espanha, Real e Barça, o evento foi regado a descontração.

De cordo com o site Marca, Javier Vega representava o Real e Oriol Moner, o Barça. Enquanto ocorria a competição, centenas de pessoas se reuniam para admirar as manobras dos participantes. A rampa utilizada para o salto obviamente não era de neve, mas os atletas deslizavam por ela até saltarem fazendo saltos mirabolantes e caírem na água.

Estiveram presentes também as três melhores atletas da Espanha no evento. No entanto, a graça ficou para a rivalidade futebolística. E no final, o branco real foi melhor do que o azul grená. Javier Vega levou o primeiro lugar do evento inovador. Veja o vídeo do evento.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Silêncio no Automobilismo

Neste domingo ocorreu a Copa Montana no Autódromo de Interlagos. E infelizmente aconteceu mais uma fatalidade no meio automotivo. Dessa vez, Gustavo Sondermann sofreu grave acidente na conhecida curva do circuito, a "Curva do Café".

Sondermann foi tocado na curva, bateu no muro e foi gravemente atingido por Pedro Boesel e Marcelo Cesquim. Seu carro foi partido em vários pedaços e a prova foi paralisada no mesmo momento. Gustavo teve parada respiratória, mas foi reanimado pelos próprios médicos do autódromo. Então foi encaminhado para o Hospital São Luiz, Unidade Morumbi, para fazer exames.

No entanto, segundo o site Terra, os resultados dos exames declararam traumatismo craniano grave, hemorragia cerebral e fratura da primeira vértebra cervical. Os médicos informaram à família que não havia reversão do estado e que esperavam a falência dos órgãos para oficializar a fatalidade.

Nessa mesma curva, Gustavo já havia perdido um companheiro de equipe em 2007, Rafael Sperafico. Um ponto perigoso do circuito, ainda mais sob a forte chuva que tomava conta da prova. A etapa foi encerrada na quinta volta, após o grave acidente, com a vitória de Rafael Daniel.

Agora fica a saudade de seus companheiros e familiares, e até de Rubens Barichello, Bruno Senna e Helio Castroneves, que expressaram seus sentimentos publicamente por meio do Twitter. Veja o momento do acidente.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Indicado pela insanidade

Danilo Couto é surfista brasileiro e por seu excesso de coragem e audácia foi indicado a diversos prêmios no Billabong XXL Global Big Wave Awards 2011. Entre as indicações, está a mais assustadora: Monster Paddle, que é a maior onda dropada remando. Essa é a quinta vez que o brasileiro é indicado pelo evento.

De acordo com o site Waves, foi no Havaí, mais precisamente em Jaws, que Danilo dropou uma onda absurda somente na remada, quando normalmente os surfistas utilizam um Jet-ski de auxilio. Essa praia é conhecida por suas ondas de tamanho família e também pelos altos caldos que os surfistas levam, tanto que utilizam colete para subirem mais rápido à superfície.

Mas é na categoria Ride of the Year (Onda do Ano) que o baiano tem grandes chances de levar o prêmio máximo e ainda US$50.000,00 para casa. Não contente, ainda concorre no quesito Best Performance (Melhor Desempenho). Em todas as categorias do evento tem um brazuca participando, seja como surfista ou até como fotógrafo. Isso porque o Billabong XXL Global Big Wave Awards premia também as pessoas que tiraram foto da cena concorrente e quem filmou o indicado.
Para tirar a dúvida dos vencedores, espere até o dia 29 de abril, que a premiação será feita em Anaheim, Califórnia. Fica a torcida para que os brasileiros levem tudo que for possível.