Fernando Fernandes talvez seja lembrado por alguns como participante do reality show Big Brother Brasil, mas foi na canoagem que superou as expectativas de todos.
Em julho de 2009, sofreu acidente de carro em São Paulo que o deixou com uma tetraplegia parcial, da cintura para baixo. Então, começou a praticar a canoagem e, em apenas 8 meses, se tornou campeão da modalidade. De acordo com entrevista feita para o site Terra, Fernando sempre foi um assíduo praticante de esportes, que viu na canoagem uma liberdade e certa igualdade. Isso porque quando está remando, pessoas não deficientes ficam ao seu lado de igual para igual.
Começou a treinar forte para se tornar um atleta deficiente profissional. Então, com a conquista do título mundial na Polônia, se tornou referência na modalidade por sua rápida ascensão física e técnica. Ele participa da modalidade K1, na qual são lesados iguais a ele, numa remada de 200 metros. O atleta prodígio faz o tempo atualmente em 45s, apenas 10s abaixo dos atletas olímpicos. Mas sua ambição é de chegar a 7 segundos. Ainda criou um novo modelo de caiaque que desliza melhor na água e diminui seu tempo.
Fernando viu sua modalidade entrar para os Jogos Paraolímpicos, talvez com ajuda de seu retrospecto impressionante. Agora ele tenta se classificar para os jogos de 2016, feito que provavelmente seja concretizado por conta de seu potencial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário