sexta-feira, 8 de abril de 2011

Goalball

Um esporte sensacional e pouco divulgado pelos meios de comunicação é o Goalball. Trata se de uma modalidade paraolímpica, que é direcionada especificamente para deficientes visuais. E o Brasil está no Mundial da IBSA, realizado na Turquia, para tentar vaga nas Paraolimpíadas de Londres 2012.

O esporte é realizado em uma quadra de mesma dimensão do vôlei, com 9 metros de largura por 18 metros de comprimento. São três jogadores em cada time, sendo mais três de reserva. O objetivo é marcar gols na equipe adversária. A meta possui a largura da quadra (9 metros) e a altura de 1,2 metros. Todos os jogadores são defensores (goleiros) e atacantes. Eles se posicionam sentados ou deitados para defender e se levantam para lançar a bola ao outro lado. A bola deve ser arremessada rasteira, pois com o contato no chão, o adversário poderá ouvir os guizos existentes na bola e tentar defender. As linhas da quadra são em relevo para que os atletas possam se situar na quadra.

Segundo o site do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), infelizmente, após o Brasil iniciar com vitórias no Mundial, na quinta feira, as equipes de ambos os gêneros perderam, se complicaram na competição e também para conseguir a almejada vaga nos jogos Paraolímpicos de 2012. A equipe masculina havia levado a melhor contra a Bélgica, mas no jogo de ontem contra a Finlândia, com a expulsão de Tiago no início da partida, levou a pior e perdeu por 13x3. Já as meninas, após passarem fácil pela Grécia, não suportaram a potência das russas e perderam por 4x1. Assim, as equipes brasileiras devem não só ganhar no próximo jogo, mas também golear seus adversários para seguirem vivos na competição e na luta pela vaga em Londres. Os jogos ocorrem hoje com a equipe masculina em confronto com a Bulgária e a feminina enfrentando as anfitriãs.

Que o Brasil junte forças para vencer hoje, e aí quem sabe assim a mídia possa dar mais valor a esse esporte importante e pouco valorizado.
Jogo em silêncio para se ouvir os guizos

Nenhum comentário:

Postar um comentário