sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Le Parkour

Quem nunca teve que passar por alguma barreira na vida para chegar a algum lugar? O Parkour é isso a grosso modo. É você estipular um percurso a fazer e designar uma meta, passando por obstáculos da maneira que achar mais eficiente.


O Parkour teve esse nome dado a partir de 1998 originado da expressão "parcours du combattent", que significa "O percurso do combatente". O "traceur" (nome dado ao praticante da modalidade) francês David Belle e seus amigos começaram a levar para as ruas francesas técnicas de salvamento e resgate usadas em treinos militares franceses da Guerra do Vietnã. Dali em diante o esporte começou a se disseminar pelo mundo e hoje é mundialmente conhecido. Prova disso é que no Brasil foi inaugurada a primeira academia de Parkour do país, em São Paulo, no bairro de Pinheiros.

David fez o filme "B-13: 13° Distrito" que conta com muitas cenas de Parkour
Segundo o site da Associação Brasileira de Parkour (ABPK), com a valorização do esporte, variações da modalidade já surgiram como o free running (corrida livre), que surge como um meio também de passar obstáculos com êxito, porém tem mais plasticidade, com movimentos artísticos como reversões. No entanto, o Parkour original deixa de lado a plasticidade e opta pela originalidade e eficiência.

Evento realizado na USP, em São Paulo. Antes da cidade, foram Londre e Yokohama

Portanto, pegue tênis e roupa confortáveis e parta para a superação dos limites da vida. A final, a filosofia do Parkour é de sempre tentar superar os obstáculos que você encontra em seu caminho. Além disso, o esporte ainda traz ao praticante qualidade de vida, melhorando seu condicionamento físico.

Um comentário:

  1. Obrigada pela menção à Academia Tracer - a primeira academia de Parkour do Brasil - em seu artigo Caio!

    ResponderExcluir