segunda-feira, 30 de maio de 2011

Deu a lógica

Ver o Barcelona se consagrar campeão de algum torneio já está ficando tão normal que nem surpreende ninguém. E dessa vez não foi diferente na final da Champions League, contra o anfitrião Manchester United, no belo estádio Wembley.

O time espanhol mostrou que consegue envolver qualquer time que jogue contra ele, tocando muito a bola e tendo bastante paciência para definir. O placar de 3x1 para os comandados de Pep Guardiola foi simbólico, pois o time mereceu mais do que isso. Mostrou a superioridade que tem e deixou uma pergunta no ar: quem consegue batê-los? O Manchester pareceu entrar em campo já reconhecendo o poder do adversário, entrando com nervosismo, tocando a bola com certo desespero e só querendo marcar. Aí não podia ser diferente, o time da camisa azul e grená levou o título, comemorou com a Shakira na festa e passeou pela cidade. Ainda teve tempo para o zagueiro e namorado da cantora, Piqué, dizer que não precisaram usar drogas ou comprar árbitros, apenas jogaram futebol, deixando uma polêmica. E que se diga de passagem, um futebol que entra na história.
Agora fica a dúvida de quem pode parar o bonde do Barça sem freio. Será que se o Santástico vencer a Libertadores terá forças para colocar um freio em Messi e companhia? É uma dúvida que quase todos querem descobrir. Veja os gols do jogo.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

O Kitesurf

Quem nunca empinou pipa quando era jovem, ou mesmo até quando já tinha crescido? O Kitesurf existe em uma mistura de empinar pipa e surfar. Só é preciso saber nadar e ter vontade de sobra.

De acordo com o site da ABK (Associação Brasileira de Kitesurf), o esporte estourou no mundo na década de 90 e de lá pra cá cada vez mais existem adeptos na modalidade. Tanto que há um movimento dos envolvidos na área para que o Kitesurf faça parte dos Jogos olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

Para os surfistas é uma ótima opção quando não tem ondas e tem vento, devido a relação com o esporte. É necessário muito equilíbrio para comandar a pipa pela barra que se segura na mão e se manter em pé na prancha. A coordenação motora e força que exige também são altas, pois ao mesmo tempo em que o kitesurfer tem que se direcionar com a prancha, ele deve movimentar a pipa para não perder o vento e parar de deslizar na água. Se o vento estiver forte, o praticante tem que se segurar com punho forte. Então é um movimento que se deve estar bem sincronizado e treinado.

Veja o vídeo sobre a modalidade e se aventure nos ventos marítimos, sempre com a proteção e procedimentos de segurança corretos.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Está chegando ao fim

A temporada 2010/2011 da NBA está chegando ao final, e já se conhece o primeiro finalista. É o Dallas Mavericks, o qual ganhou do Oklahoma City Thunder, se consagrou vencedor da Conferência Oeste e vai à decisão contra a franquia campeã da Conferência Leste.

Liderado pelos alas Nowitzki (ala/pivô) e Shaun Marion, os Mavs conseguiram virar a partida no último quarto e liquidaram a série em 4x1. Jogando em casa, no American Airlines Center, o time de Dallas pareceu acordar somente na etapa final, quando Westbrook, que vinha sendo criticado, mostrou porque é um jogador fora de série. Ajudou a equipe a ficar 4 pontos na frente faltando 4 minutos de jogo. E o Oklahoma pareceu se apavorar. Errando muito, viu o adversário aproveitar das falhas e garantir a vitória e a conquista da região oeste do país.

Agora enfrentam o vencedor de Miami Heat e Chicago Bulls, que estão na série em 3x1 para o time de Lebron James e Dwayne Wade. Hoje tem mais um confronto e possivelmente o Heat será campeão da Conferência e fará duelo contra os Mavs. Apesar do favoritismo, o Miami joga em Chicago, no United Center. É bom os Bulls mostrarem serviço, porque senão darão adeus a chance de ganhar mais uma vez a NBA.

Após 5 anos longe da final, o Dallas Mavericks pode enfrentar o Heat, que o venceu em 2006. Será que teremos o velho carrasco, ou uma nova zebra?

quarta-feira, 25 de maio de 2011

5 Stars

A vela do Brasil pode estar com pouco vento em questões políticas, mas no esporte, sempre há boas notícias. Também, o principal atleta é ninguém menos que Robert Scheidt. Acompanhado de seu parceiro Bruno Prada na Delta Lloyd Regatta, formaram uma dupla que, na classe Star, são considerados 5 estrelas sem dúvida.

A regata que ocorre em Medemblik, Holanda, também faz parte de uma etapa da Copa do Mundo de Vela, regulamentada pela Isaf (Federação Internacional de Vela). O torneio é um preparativo para a dupla chegar bem no Mundial em Perth, que ocorre na Austrália em dezembro, e conseguir aquela vaga sonhada para os Jogos Olímpicos de Londres no ano que vem.

Posição confortável e pose para a foto
De acordo com o site da federação internacional, Scheidt e Prada lideram a competição com um ponto a frente do atual campeão olímpico Iain Percy e sua dupla Andrew Simpson. Com medalhas em Olimpíadas e inúmeros títulos por onde passou, Scheidt tem respeito de todos. Liderou o ranking mundial na classe Laser, a qual se compete sozinho, e agora lidera também na classe Star, junto do talentoso Bruno Prada. A dupla já venceu vários torneios, dois internacionais só nesse ano. Na França e nos Estados Unidos, que são etapas da Copa do Mundo de Vela também.

Com certeza, no Mundial da Austrália no final do ano, onde 11 vagas para Londres estarão em disputa, uma delas será da nossa dupla de velejadores.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Nem vulcão pára o Barça

O Barcelona é o time mais badalado faz anos. Com seus craques em desempenho excepcional, fãs do futebol o acompanham por onde passam. E nem mesmo um vulcão pode impedir os representantes da azul grená de atuar.


O cronograma do Barça seria viajar 5ª feira para Londres e se concentrar até a grandiosa final, que ocorre sábado. No entanto, de acordo com o jornal espanhol Marca, a erupção do vulcão Grimsvötn na Islândia antecipou a viagem dos craques. Se será um ocorrido benéfico ou não para a equipe, veremos no final de semana como irá refletir no gramado do estádio Wembley, que com certeza estará lotado. O time não quer repetir o que aconteceu na temporada passada, quando teve que ir de ônibus para o jogo da semifinal contra a Inter de Milão.A equipe catalã se preocupa mais com a torcida, que pode ficar de fora do jogo, caso as nuvens do vulcão atrapalhem o tráfego aéreo e até cogitam o adiamento da final.


Dificilmente terão cadeiras vazias
Enquanto isso, o time inglês que não tem nada a ver com os problemas do Barça, se concentra muito mais próximo, sem perigos de tráfego conturbador. O problema em questão é como para a máquina grená. Muitos tentaram e não conseguiram. Será que estamos vendo uma espécie de time "a la Laranja Mecânica"? Se for verdade ou não, a comparação é mera cogitação, mas que está sendo criada uma legião de fãs pelo mundo inteiro está.
Entre no clima

segunda-feira, 23 de maio de 2011

500 milhas de Indianápolis

A mais tradicional prova da Fórmula Indy que ocorre no próximo domingo teve alta de brasileiros pela primeira vez. O único representante da bandeira verde, amarela, azul e branca a ficar de fora foi Raphael Matos. No entanto, teremos grandes representantes no sensacional circuito oval.

Bia Figueiredo participou do Bump Day junto com Raphael. Esse dia é destinado a apenas 3 tentativas de classificação. Enquanto Bia agarrou o último lugar na classificação, lá na 33ª colocação, Raphael se tornou o primeiro brasileiro a ficar fora dessa prova em 16 anos. Vitor Meira, Helio Castroneves, Bruno Junqueira e Tony Kanaan foram os outros classificados para a competição. O melhor entre eles foi Vitor, que larga na 11ª posição.

Quem estaria feliz após uma eliminação

A prova será difícil para os brasileiros, pois estão atrás no grid, mas tratando se de Indianápolis, tudo pode acontecer. A prova tem um ar de mistério e de surpresas, mas esperamos que sejam todas boas para os brazucas que nos representam. E ao Raphael Matos força nos treinos para próxima prova, para assim mostrar que tem potencial como todos.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Que sorte

Atualmente enfrentar o sérvio Novak Djokovic tem sido grande problema para os outros atletas do circuito mundial. Nadal é o principal prejudicado, pois há tempos que não vence o sérvio. Também, Djokovic já bateu recorde esse ano por estar invicto. Mas em Roland Garros, o sorteio não foi nada bom para a máquina sérvia.

Na chave que entrou, Djokovic pode enfrentar na terceira fase o argentino Del Potro e caso passe, pode encontrar o prata da casa, Richard Gasquet, o qual passa por bom momento também. Se continuar vitorioso pode duelar com Thomas Berdych, que ano passado chegou a semifinal do torneio francês. Mesmo assim, se persistir em ganhar, na semifinal jogaria contra ninguém menos que o suíço Roger Federer, caso esse passe por um possível encontro nas quartas com David Ferrer. E caso passe, terá um possível duelo de titãs com Rafael Nadal.

Nadal tem uma chave teoricamente mais fácil que a de Djokovic, pois pode enfrentar na terceira rodada Nikolay Davydenko, que no confronto direto, leva grande vantagem em cima do espanhol. Se passar, pega o também comedor de paella Fernando Verdasco e nas quartas o sueco Robin Soderling. Caso chegue a semifinal, Nadal terá pela frente Andy Murray, atual número 4 do ranking ATP.

Claro que os dois não terão vida fácil no torneio, pois cada jogador que eles enfrentarem tentará derrubar essa hegemonia de somente Nadal e Djokovic chegarem à final de torneios. Nadal busca igualar o recorde de Bjorn Borg, que venceu seis vezes o torneio de Roland Garros, segundo Grand Slam do ano. Enquanto isso, o sérvio Djokovic espera passar a frente do espanhol no ranking, assumir a ponta, e ainda continuar seu recorde de vitórias, que somam 39 até agora. O torneio teve início dia 17 de maio com o qualifying e termina dia 5 de junho com um campeão.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Vai Brasil


O atletismo brasileiro está dando orgulho para a população. No GP Internacional de Atletismo realizado em Uberlândia, tem mais gente se garantindo nos Jogos Panamericanos em Guadalajara, México.

No revezamento 4x100 feminino, a equipe de Rosemar Coelho Neto, Ana Cláudia Lemos Silva, Geisa Coutinho e Franciela Krasucki, correu abaixo do tempo estipulado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e ainda levou o ouro para casa. Com o tempo de 43s87, as mulheres brasileiras passaram abaixo do tempo exigido de 44s34. E não foi só no 4x100 que o Brasil conseguiu. No revezamento 4x400, Geisa Coutinho, Joelma das Neves Sousa, Jailma Sales de Lima e Aline Leone dos Santos também subiram no topo do pódio e marcaram presença no México. Geisa Coutinho mostrou fôlego de leão, pois disputou os dois revezamentos e ganhou todos. Isso que ela não era a principal arma brasileira. Só participou porque a Rosângela Santos estava com problemas de saúde. Geisa nunca havia treinado com as outras integrantes do revezamento. É aí que o talento sobressai.

Agora o próximo GP ocorre em São Paulo neste domingo e também no Rio de Janeiro, que acontece no dia 26 de maio, com presença da fera Fabiana Murer. Torça para o Brasil obter o máximo de índices e fazer bonito no Pan.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

O absurdo de R$345 milhões

Atualmente o futebol é conhecido por suas transferências extraordinárias, envolvendo grandes quantidades de dinheiro. No entanto, agora foram longe demais.

O time da Inglaterra, Manchester City, ofereceu R$345 milhões para o Real Madrid vender seu atacante goleador Cristiano Ronaldo. Essa foi a proposta que o dono do time, o sheik Mansour enviou. Não contente, ele disponibilizou a quantia de R$522 milhões para o técnico da equipe, Roberto Mancini, realizar suas transferências desejadas na janela que ocorre em agosto.

Agora analisando pelo lado ético, passou a ser um absurdo o investimento em jogadores de futebol. Daqui a pouco o valor será semelhante ao PIB de países pequenos. A que ponto chega a ostentação dos xeiques para mostrar que são mais poderosos e afortunados. Com essa quantia muitos clubes do Brasil e do Mundo se venderiam. O Grêmio Prudente voltou à Barueri e ao nome antigo por um valor simbólico mais R$800 mil para trocar o clube de sede. Claro que não se compara a importância de cada clube, mas com esse exagero de valorização fica cada vez maior essa diferença. E ainda afeta jogadores em inicio de carreira que imaginam que podem ganhar esse dinheiro, mas acabam se frustrando e desistindo da modalidade.

E se vão pagar tudo isso a um jogador, a cobrança deve ser imensamente maior, a final, ele é um atleta de alto rendimento, portanto, deve render muito ao clube e ser tratado na rédea curta.

terça-feira, 17 de maio de 2011

BMX e Flamenco juntos?

Quando se fala em BMX, logo se imagina a cena de uma pista com obstáculos para que os praticantes possam realizar manobras arriscadas. No entanto, dessa vez a imaginação é incomparável.

Realizada na próxima quinta feira no Castelo Gibralfaro em Málaga, Espanha, a competição chamada Red Bull Flamenco Flatland, mescla duas culturas distintas. De um lado as manobras do BMX Flatland, no qual os atletas devem realizar acrobacias sem encostar os pés no chão, e no outro, a música típica de Andaluzia, Espanha, que conta com sapateado, palmas e a dança. Agora tente imaginar os dois juntos.

Com presença de grandes nomes da modalidade, como o espanhol campeão mundial de Flatland Vikki Gomez e mais 7 craques do BMX. Eles serão acompanhados por dançarinos de Flamenco, como Lidón Patiño e Saray de los Reyes. Contam com Agustín Carbonell na guitarra e a voz de Angélica Leyva. Coreografia bem curiosa na mistura das culturas.

Veja a edição de 2010

O castelo pode receber até 300 pessoas, terá entrada gratuita para quem tenha disponibilidade e aproximação do local, óbvio. Caso contrário, pegue um jatinho para chegar lá. O espetáculo ainda percorrerá locais de Málaga, como praças e teatro. Na quarta acontecem as eliminatórias da competição. Muito interessante a mistura, mas o que terá de coreografia maluca não há dúvidas, porque o ritmo do Flamenco pode ser muito rápido.
Bela apresentação

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Billabong Rio Pro

Enquanto os homens esperam uma chance da natureza para poderem competir na etapa do Rio de Janeiro do World Tour de surfe, as mulheres mostraram o seu poder. Especialmente a garota de apenas 18 anos, Carissa Moore. A havaiana chegou em todas as finais de etapas neste ano e conseguiu no Rio sua terceira vitória do ano na competição mundial.
Enquanto o público lotava a praia da Barra da Tijuca, os surfistas observavam as mulheres dando um show. Teve espaço para a melhor brasileira no WT, Silvana Lima, que terminou a etapa em terceiro lugar e está na 5ª colocação do ranking ASP após 5 etapas. Nossa brasileira perdeu para a própria campeã, que com sua baixa idade, já demonstra ser muito grande em termos de talento.

Já no lado masculino, tem brazuca convidado que já enfrenta o deca campeão logo de cara. É o paranaense Peterson Crisanto, que acredita que foi convidado a participar do evento devido à sua vitória na Austrália no inicio do ano pelo Pro Junior. Em entrevista para o site Waves, o Petersinho como é chamado, diz que é muito bom enfrentar Kelly Slater, mas que a pressão fica maior para o americano do que nele. O brasileiro ainda comenta que possui uma rotina de treinamento muito intensa, com academia, nutricionista e também aulas de inglês. Tem muitas pessoas que acreditam que o treino de surfistas é só ficar pegando onda e se esquecem do processo que existe fora das águas também.

Novamente adiado nessa manhã, o Billabong Rio Pro tem nova chamada amanhã para que tenha início essa etapa. A natureza tem até domingo para mandar uma boa ondulação, pois é quando termina o prazo da etapa.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Comparecer ou não? Eis a questão


As últimas semanas foram muito turbulentas no CT de treinamento do Palmeiras. O time da capital paulista sofreu derrotas importantes que abalaram todos envolvidos, de técnico a torcedores. E hoje, o time de Luis Felipe Scolari tem uma tarefa complicadíssima, que é derrotar o Coritiba por 7 gols de diferença para avançar a semifinal da Copa do Brasil.

Tudo começou com a derrota heróica do Palmeiras na semifinal do Paulista para ninguém menos que o Corinthians. Até aí os torcedores entenderam, porque o time ficou com um atleta a menos quase toda partida e ainda levou o duelo para os penaltis. Porém, na quinta feira da semana seguinte o verdão tinha um jogo importante das quartas de final com o Coritiba, o qual estava nvicto a 23 partidas. E não foi diferente. O Coxa humilhou a nação palmeirense ao golear o time paulista por 6x0. A crise estava imposta. Marcos xingando companheiros de time, listas de dispensa sendo criadas. Sobrou até para a futura Arena Palestra, que em meio a esse tumulto, em reunião sobre assinatura de documentação para continuação das obras, nada foi decidido e lá está o estádio: no chão.


Hoje o goleiro Marcos pediu de modo indireto para que os torcedores compareçam ao jogo, dizendo que se fosse torcedor, estaria na partida. É difícil para um torcedor se animar após uma derrota inesquecível e de complicada superação. Mesmo com ingressos mais baratos, muitos torcedores devem ficar em casa. No entanto, o certo seria a torcida lotar o Pacaembu e mostrar o apoio que se deve ter a um time.
Veja a história do 1° confronto

terça-feira, 10 de maio de 2011

Toda regra tem sua exceção


Os playoffs surpreenderam a todos nos últimos dias. Isso porque o grande Los Angeles Lakers foi eliminado da NBA facilmente pelo Dallas Mavericks. E na final antecipada entre Boston Celtics e Miami Heat, série está sensacional.

Quando se pensa em Lakers, já imagina uma final sendo realizada com grande show dos grandes astros do time. No entanto, não foi o que ocorreu na semifinal da Conferência Oeste. O time de galácticos foi eliminado por 4x0 ( o que nunca havia acontecido com o técnico Phil Jackson), sendo que no último jogo a diferença foi elástica, 122x86 para o time de Dallas. Agora eles podem descansar para enfrentar o vencedor da série entre Memphis Grizzlies e Oklahoma City Thunder, a qual está equilibradíssima em 2x2. Sendo que no último jogo, realizado na noite de segunda feira, foram necessária 3 prorrogações para se obter um vencedor, que foi o time de Oklahoma.

Já a Conferência Leste ainda tem as duas semifinais em disputa. Boston Celtics e Miami Heat realizaram o 4/ jogo ontem e mais uma vez o time liderado por Lebron James saiu vitorioso. Um jogo equilibrado, mas o Miami venceu no TD Garden, casa dos Celtics. A série está em 3x1 e o próximo jogo, que ocorre amanhã, é tudo ou nada para o time de Boston. O problema é que acontece em Miami, onde o Heat venceu todos nessa série. Na outra semifinal, Bulls e Hawks seguem empatados em 2x2 e hoje realizam o quinto jogo em Chicago.
Não perca os jogos decisivos das semifinais, porque emoção não faltará. Hoje tem dois jogos, então escolha o de sua preferência, mas não deixe de bisbilhotar o outro também.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Fazendo história

Para muitos que acham que Gustavo Kuerten seria o último brasileiro a chegar ao nível dos gigantes, comece a pensar duas vezes. O brasileiro Thomaz Bellucci, de apenas 23 anos, passou para a semifinal do Masters 1000 de Madri. O atleta nunca havia chegado a uma semi de torneio Masters.

Ao ganhar de seu xará Tomas Berdych, o qual é número 7 do mundo, Bellucci alcançou mais um feito. Venceu pela primeira vez dois atletas que estão entre os 10 melhores do Mundo (Top 10) no mesmo torneio. O primeiro a ser batido foi o 4° do ranking, Andy Murray, nas oitavas de final.

Ao contrário do jogo contra Murray, Bellucci teve mais dificuldades de quebrar o saque de Berdych. Conseguiu no primeiro set, no tie break, levar a melhor e fechar em 7/6. Já no segundo, parece ter encontrado as brechas deixadas pelo tcheco e fechou com mais folga, em 6/3.

Agora, Bellucci espera o vencedor do jogo de hoje entre Djokovic e David Ferrer para saber seu adversário na semifinal. Uma coisa é fato, não será nada fácil para o brasileiro. Porém, somente chegar nessa etapa já foi um grande aprendizado para ele, que vem numa boa ascensão de técnica e físico. Também, conta com o mesmo responsável pelas glorias de Guga, Larri Passos. Contudo, conseguindo ou não passar à final, Bellucci já saltará muitas posições no Ranking da ATP. Boa sorte ao nosso brasileiro.
Veja lances de Bellucci

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Favoritos mostram as caras


Os playoffs da NBA estão a mil e começa a ser esboçado os times mais preparados. Ainda tem muito chão para a próxima fase, mas com o desempenho que tem ocorrido, provavelmente teremos poucas surpresas. Com os duelos em sua maioria no segundo jogo da série, os talentos de cada time têm feito a diferença, seja negativa ou positivamente.

Foi o que ocorreu ontem no segundo jogo entre Miami Heat e Boston Celtics, quando no lado do time de Miami, seus grandes astros Lebron James, Dwayne Wade e Chris Bosh deram um show a parte e levaram o time de galácticos a segunda vitória na série. Já no lado dos Celtics, os queridinhos Kevin Garnett, Paul Pierce e Ray Allen não mostraram o seu melhor jogo. Os times voltam a se enfrentar sábado pelo terceiro jogo da disputa. O time que passar de fase enfrenta na final da Conferência Leste o vencedor da série entre Atlanta Hawks e Chicago Bulls, esse que possui o atleta mais valioso (MVP) da temporada, Derrick Rose de 22 anos, sendo o mais novo atleta a conseguir o feito. O time de Atlanta venceu o primeiro jogo e hoje fazem o segundo duelo.

Já no lado da Conferência Oeste, apesar de terem perdido a primeira partida de virada no final, os Los Angeles Lakers ainda carregam o status de favoritos. Apesar disso, o Dallas Mavericks tem incomodado o time de Kobe Bryant, esse que se recupera de lesão e não tem desempenhado sua melhor forma. Assim mostra como o Lakers depende de Kobe para conseguir triunfos, armando os ataques do time. O segundo jogo da série ocorre hoje, novamente no Staples Center. Na outra semifinal, o Oklahoma City Thunder empatou a série contra o Memphis Grizzlies em 1x1. Jogo foi caracterizado pelas grandes atuações dos reservas do Thunder, James Harden e Eric Maynor. Entraram em quadra e mostraram seu valor, junto ao astro do time Kevin Durant que fez 26 pontos.

As semifinais terminam no máximo dia 16 de maio, caso todos os confrontos tenham seu 7° jogo. Depois temos a decisão de cada Conferência, e aí sim, a grandiosa final entre os melhores de cada lado do país.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

É agora ou nunca

Tem inicio hoje e fim no domingo a maior competição nacional de natação do Brasil. O Troféu Maria Lenk ocorrerá no Parque Aquático Júlio Delamare, complexo do Maracanã, Rio de Janeiro. As principais equipes participantes são o atual campeão Pinheiros, Minas e Flamengo.

De acordo com o site globoesporte, com grandes atletas, as 3 equipes devem mostrar bastante disputa na última seletiva para o Mundial de natação que acontece no mês de julho, em Xangai. Até agora, 12 atletas brasileiros já estão garantidos na competição. Feitos alcançados nas outras duas seletivas para o Mundial que ocorreram. A primeira foi no Pan-Pacífico, realizado em agosto do ano passado nos Estados Unidos, e na Tentativa para o Mundial, que aconteceu a duas semanas no próprio Rio.

Atleta que já conseguiu índice para 3 provas (50 e 100m livres e 50m borboleta), Cesar Cielo disse na competição Tentativa do Mundial que os atletas estariam 100% somente no Maria Lenk. Isso pelo fato dos atletas fazerem uma periodização de treinamento para atingirem o seu máximo em certo período de competições. Assim, cada um prioriza suas competições e treina em função de chegar bem fisicamente nelas.
Com entrada gratuita, o Troféu Maria Lenk contará com quase 400 atletas participantes. Espera se que mais brasileiros consigam índice para participarem do Mundial em Xangai, porque é a última chance.